Olá Pessoal,
Recentemente durante uma viagem a Fortaleza (em férias com a família) comprei a revista VOCÊ S/A, edição 163 de Janeiro de 2012, pra dar uma folhada durante o vôo.
Na capa da revista o tema “Como fazer tudo melhor”, confesso que não foi isso que me chamou a atenção ao adquiri-la mas qual foi a grande surpresa quando me deparei com a matéria de Amanda Kamanchek sob o título “Os psicopatas de gravata”.
Segundo ela, “especialistas revelam que psicopatas corporativos existem e são mais comuns do que se imagina”. “Estima-se que existam 69 milhões de psicopatas no mundo” e suas principais características são espalhar boatos sobre os colegas durante happy hours, são atraídos por dinheiro e poder, manipulam pessoas, causam medo e perseguem e prejudicam quem está ao seu redor”.
Li a matéria de anotei uns pontos interessantes que gostaria de compartilhar.
Algumas características destes psicopatas de gravata (não se assuste se identificar algum em sua empresa)...
Com um charme “maquiavélico”, eles manipulam os subordinados os levando a cometer atos antiéticos sendo capazes de chantagear sem sentir o mínimo de culpa. Quando você conhece um , quase gosta dele.
Muitas vezes são confundidos com Líderes natos por aparentar motivação.
Escondem habilidosamente suas fraquezas sendo hábeis a galgar os mais altos postos.
No fundo, tudo o que importa pra eles é obter dinheiro e poder às custas da empresa, não se importando realmente com o avanço dela ou de seus colegas.
Roubam idéias de colegas e passam a assediá-los moralmente até demiti-los injustamente para tornar a vida das vítimas extremamente difícil e dolorosa.
Normalmente suas vítimas alegam sentir o controle de suas vidas, ter ataques de pânico e depressão, raiva, impotência e vergonha, culminando com a falta de confiança em si mesmo.
Humilham pessoas em público.
Implicam com as pessoas e ridicularizam o trabalho delas.
Espalham mentiras pelos corredores.
Mudam rapidamente de comportamento para manipular as pessoas.
Encorajam colegas de trabalho a atormentar, perseguir, molestar, humilhar sua vítima.
Encorajam colegas a denunciar sua vítima por Ética e Performance.
Tratam pessoas de formar desiguais.
Bajulam os chefes e superiores sempre.
É isso ai gente, espero ter colaborado com aqueles que não leram a matéria.
Apenas listei as características dos psicopatas de gravata, caso você encontre um pela frente, lembre-se, são mais comuns que você imagine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário